terça-feira, 27 de abril de 2010

John Rawls

John Rawls, o mais conhecido e celebrado filósofo político norte-americano, falecido aos 81 anos, em 2002, é tido como o principal teórico da democracia liberal dos dias de hoje. O seu grande tratado jurídio-político A Teoria da Justiça, de 1971, o alinhou entre os grandes pensadores sociais do século 20. Um legítimo sucessor de uma linhagem ideológica que origina-se em Locke. Os temas que hoje provocam polêmica, tal como o sistema de cotas para os negros nas universidades e nos cargos públicos, deriva diretamente da concepção de sociedade justa estabelecida por Rawls.


Quais são, para este filósofo americano, os dois pressupostos que devem fundamentar uma sociedade justa?

Um dos pressupostos que fundamentar uma sociedade justa é a igualdade de oportunidade tanto para os mais, como para os menos favorecidos. Isto é, dar oportunidades aos indivíduos independentemente do seu estatuto na sociedade, que é proporcionado pelo poder económico, etnia, relegião, profissão, intelecto, etc...
Outro dos pressupostos que Rawl defendia para uma sociedade justa são repassar os benefícios que nascem dessa equidade aos menos favorecidos, que implica que os mais favorecidos abdiquem de certos e determinados previlégios de modo a auxiliar os menos favorecidos na realização dos seus objectivos. Para isso ser possível é necessário existir um elevado altruismo provindo dos mais favorecidos, sendo assim uma das vias para a unanimidade que virá a ser útil na realização desse alicerce.

Sem comentários:

Enviar um comentário